» Opinião

Contrato de manutenção – O nosso comprometimento.

P. Alves
Começo este artigo de opinião com uma citação do Dr. Bagão Félix no EDI2008 que diz muito do título deste artigo.

Envolvimento e comprometimento, qual a diferença?

«Por exemplo vamos a um restaurante e pedimos ovo com presunto.
Neste caso a galinha está envolvida o porco está comprometido

O nosso comprometimento e não apenas o nosso envolvimento está presente em todos os nossos contratos de manutenção de TI (Tecnologias de Informação). A componente TI de qualquer empresa assume hoje contornos de extrema importância, diria mesmo fundamental. É verdade que todos sabemos que as falhas no sistema vão sempre acontecer e os prejuízos serão maiores ou menores consoante a empresa esteja preparada ou não para a aceitação deste facto e nisto penso que todos os gestores estão de acordo.

No entanto nesta classe de decisores e gestores é habitual o argumento: “Os serviços são demasiado caros”. E compara-se a aquisição de um contrato de manutenção com um seguro automóvel, ou seja, apenas em caso de infortúnio é que necessitamos dele.

A este propósito retiro uma história que li recentemente em que um camião com vários alimentos frescos, avaria. Em pânico e com medo de perder parte da mercadoria o empresário faz duas ou três chamadas e descobre que a reparação demorará pelo menos dois dias até que o camião esteja reparado e acresce que o custo da reparação será superior a um ano de contrato de manutenção.

Creio que este exemplo espelha a forma como é importante as empresas estarem preparadas para as falhas no seu sistema de TI e escolher um parceiro de serviços de TI em que confie e com provas dadas no nosso mercado e este é o nosso comprometimento.

Está pois na hora de agir e decidir.

Paulo Alves
Director Geral